
imagem: Roy Scott
A Lua em Aquário estimula a conjunção exata de Júpiter e Netuno hoje, 10 de julho, pela segunda vez em 2009. O primeiro encontro foi em 27 de maio último, o próximo acontece em 21 de Dezembro próximo.
Ambos os planetas são regentes e co-regentes do signo de Peixes, último signo zodiacal, da ternura, do perdão e do amor incondicional. Peixes é o signo que rege os pés, os pés são a alma e no momento está menos fácil definir passos acertados. Júpiter (expansão) e Netuno (fé, inspiração) estão em movimento retrógrado, o que significa que pontos por eles ativados no mapa astrológico estão em processo.
Netuno é o planeta da ilusão, do encantamento e também do sacrifício, enganos e decepções. Netuno está associado à anestesia, à ausência de limites e de clareza e sua influência costuma ser de indefinição, dúvidas e de pouca objetividade. Exatidão e nitidez não são qualidades netunianas. Ao contrário, algum tipo de sacrifício, o desejo de salvar o que não tem recurso em troca de um sonho romântico, a tendência a desconsiderar ainda que inconscientemente pontos e fatos de importância na vida e no mundo "real", podem acontecer sob tal influência.
Pode-se procurar rever, meio que em câmara lenta, as experiências, situações anteriores e a sensação é semelhante à de estar submerso num oceano.
As ondas ainda vão rolar até que que pontos importantes venham subir à tona.
Alguma luz pode começar a piscar e iluminar por volta de 12 de outubro; e em torno de 4 de novembro próximos.
E Plutão, transitando por Capricórnio, o planeta das transformações cumprindo seu revelador e modificador papel no signo das organizações e instituições estabelecidas, aquele que entende de temas escondidos, misteriosos e debaixo do pano, retoma seu movimento direto a 11 de setembro próximo. Questões atualmente ainda fora do alcance e da compreensão possível, precisam ainda de calma, reflexão, pesquisa e espera. A atenção e a busca de algum tipo de verdade ou redenção, explicações se tornam cada vez mais prementes também na área da política, um terreno de Júpiter. Flechas já lançadas ainda vão alcançar o longínquo.
Esperar para ver e aprender.