imagem:Vicki Wehrman
A primeira Lua Nova de 2010 acontece às 4h11m desta sexta-feira, 15, a 25o.Capricórnio01'.
O casamento do Sol com a Lua vem acompanhado de Vênus, o planeta da beleza e dos afetos, neste signo
cardinal do elemento terra, das ambições, da busca de sucesso e êxito na vida.
Capricórnio é o signo das corporações, instituições e organizações governamentais. Remete à estruturas, à pessoas mais velhas, experientes e à figuras de autoridade. Signos do elemento terra são voltados para questóes práticas e de sobrevivência, para o lado material da vida.
Um Eclipse Solar fortalece esta Lua Nova, sugerindo confronto entre passado e futuro: finalizações do que já cumpriu seu tempo e objetivo e novos começos pelos próximos seis meses. A palavra "Eclipse" vem do grego e significa "desmaio".
Mercúrio e Plutão,o simbolizador das transformações, (a palavra transformar significa "além da forma") também em Capricórnio, forte energia desafiada pela quadrutura de Saturno em Libra. Sinalizam, portanto, para mudanças radicais em questões associadas à realidade e suas bases, ao conhecido e estabelecido e também regidas por Mercúrio: comunicação, transporte, comércio.
Saturno, planeta regente de Capricórnio volta em movimento retrógrado nesta quarta-feira, 13, possibilitando outro período de revisão, de aprendizado, de lições e maturidade no percurso inicial de Libra, signo das parcerias, da primeira pessoa do plural, da harmonia em grupo; Saturno, retorna para o exigente Virgem, signo da perfeição, da análise e crítica, da adequação e funcionamento. http://fotolog.terra.com.br/blogdalou:186
De um outro lado Mercúrio, o planeta da comunicação em suas variadas formas, retoma seu movimento direto a 15 de janeiro. Embaraços, pendências são diminuidas possibilitando melhor fluxo, esclarecimento
e sequênciamento nesta área.
Mas como Marte, o planeta da ação continua em movimento retrógrado desde o último 20 de dezembro a 19o.Leão42' até o próximo 10/03/2010, a 00o.Leão18', continua um período especialmente adequado à revisão de possibilidades, das técnicas, ferramentas e reprogramação da estratégia de ação. Como
atingir os objetivos. onde e como já deu certo antes; onde e por que não houve sucesso. Período para reavaliação e replanejamento de métodos a serem utilizados a partir do segundo semestre do ano.

Júpiter, a expansão, o longínquo, o estrangeiro,o saber, em Peixes, o signo da caridade e compreensão, do amor incondicional.
Observe em seu mapa astrológico a área de vida desenhada em Peixes, caminho de expansão pela ternura,compaixão e sensibilidade, especialmente até junho/2010 e, novamente, de setembro para a frente. Ali pode-se agora abrir-se para o desenvolvimento, vem impulso e expansão e consequentemente a necessidade de evitar exageros e excessos.
Illustration depicting the constellation Pisces. Engraving by Jacob de Gheyn, 1621.
Illustration depicting the constellation Pisces. Engraving by Jacob de Gheyn, 1621.