A Lunação de Leão vem às 00h08m de hoje para amanhã, 10/082010.

Os tres primeiros dias da fase Nova (o Escuro da Lua), do casamento do Sol com a Lua, são fecundos, apropriados à mentalização do que se deseja ter realizado mais à frente. Com os tibetanos aprendemos também a tomar os 14 dias iniciais do ciclo lunar (nova e crescente) para meditar, desenvolver nosso lado espiritual e interior. A alimentar o de bom, a somar com o brilho aumentando na Lua o bem que deve crescer, iluminar nossos caminhos e depois frutificar em cada um e no mundo. E quando a Lua atinge o 14o. dia do ciclo lunar cintilante e refulgente em seu brilho máximo, na Cheia, paradoxalmente, já começa a diminuição de sua luz.
A energia de Leão refere-se essencialmente a brilho, liderança, realce, prestígio e auto estima, confiança. E o verbo "confiar" significa "tecer com". Leão, o signo da realeza, dignidade, lealdade para com os seus detesta ser ignorado e se ressente de desprestígio e desconsideração. Uma forte presença e a vaidade são caracteríscas dos leoninos e entre eles encontra-se profunda altivez, generosidade e espírito criativo.
Leão, o signo dono do Sol. O signo do coração.
E a vida é um palco mas muitas vezes precisamos sentar na platéia para exercitar variados pontos de visão. Para enxergar e situar também a nós mesmos como expectadores, além de atores, em dada situação, sentimento ou experiência. Quem está de fora vê melhor,avalia mais claramente e pode, portanto, desenvolver o entendimento e a compreensão. Especialmente em tempos de vários planetas em oposição no céu: tempos de transição, mudança e transformação. Período de polarização e tensão, quando o experimentado, conhecido,construido, o estabelecido (Saturno) recebe influências inesperadas e desestabilizadoras a trazer o novo (Urano). A energia de transformação está fortemente ativada e ampliada por Júpiter (expansão) e por Plutão que no signo de Capricórnio, da busca de sucesso e de ascensão social, das organizações e corporações insitucionalizadas, do governo. Portanto, o planeta das transformações e do poder simultaneamente tensiona os planetas agora em Áries e os que estão em Libra, signos cardinais, em oposição. E a chegada ou movimentação para o 'novo' costuma trazer insegurança junto com o diferente, o desconhecido. Estremece e modifica, arranca hábitos, modos de vida antigos, alguns obsoletos mas aos quais pode se estar estar amarrado, habituado. Sobre os trânsitos de Urano pode-se mencionar que o planeta costuma explicar as mudanças quanto ao que individualmente relutamos ou evitamos.
Nesta lunação o pensamento é de brilho mas vale toda a serenidade, delicadeza interior e compaixão. que se possa brilhar pelos próprios méritos, valor qualidades e, principalente, valorizar o brilho dos demais.
E por falar em Leão, que tal erguer a cabeça, alimentar a coragem e plantar girassóis?
imagem: Lisa Berkshire