O Equinócio de Outono e o Ano Novo Astrológico, às 02h14m de 20 de março de 2012, acontece com a Lua minguante na fase Balsâmica, conjunta a Netuno e a Kíron (o curador ferido) no compassivo, inspirado e silencioso signo de Peixes. A Balsâmica é uma fase de maturidade, conclusão, reflexão e avaliação, de compaixão e de cura, o desapego que traz a libertação. Soltar o passado é abrir-se em liberdade para uma nova caminhada. A reavaliação do que passou leva a escolhas saudáveis para o futuro. O último, Peixes, e o primeiro, Áries, signos do Zodíaco estão em relevância no mapa da entrada do signo de Áries. O planeta da comunicação, Mercúrio em Áries, retrógrado, em oposição a MarteRx, 'o Deus da guerra", o regente de Áries, também retrógrado em Virgem. Os dois planetas em recepção mútua, ou seja, um no signo de regência do outro, fortalecem a sugerem a importância da firmeza, assertividade e concentração nas ações, atitudes mais valiosas do que a precipitação, o açodamento ou a intolerância.

Um grande trígono do elemento 'terra' sobressai na sintonia entre os planeta da estratégia de ação, MarteRx com Vênus (afetos e valores) e Júpiter (expansão) no signo de Touro, da manifestação dos sentidos físicos e com Plutão em Capricórnio, a transformação. Reafirma-se a possibilidade de realização e concretização de intenções e objetivos. "Terra" é o elemento da construção, o lado palpável e material da existência. Valores a serem preservados, cuidados, estabelecidos.
Mas não há há Minguante que resista à uma Lua Nova e a lunação de Áries acontece às 11h37m deste 22/03, quinta-feira, a 02o.Áries22' ( O poder sustentador do Todo, quando o indivíduo se identifica com Sua vida.") acompanhada de MercúrioRx e de Urano, portanto. Tempo de plantar com originalidade e a força, o vigor do elemento "fogo' que se faz mais forte. "O casamento do Sol com a Lua", a fertilização e a centelha de luz, criatividade, a energia vital dos começos, a abertura de uma nova fase, um novo percurso em nossas vidas.
Boa Lua Nova de Áries a Todos!
(*) Rudhiar, Dane. Uma Mandala Astrológica. O Ciclo de Transformação e suas 360 Fases Simbólicas.
(...) São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem
Da partida...
A hora do encontro
É também, despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida...(...)
(Milton Nascimento/Fernando Brant. Encontros e Despedidas)
http://www.youtube.com/watch?v=hAZHU0NPleE