Marte em Sagitário
 |
Mercúrio, Radio City Music Hall, em Nova York. foto Angelo Hornak. |
Mercúrio já está em Sagitário, signo dos elevados ideais. O pensamento voa. O que vem do Alto e de longe se torna próximo. As distâncias se reduzem pelo otimismo, pela fé e o desejo de ampliar horizontes. O planeta da comunicação pressiona NetunoRx (sonhos e ilusões, inspiração) em Peixes e alguma disperção e menor clareza podem acontecer. Mercúrio entra em retrogradação de 6 a 26 de Novembro quando, então, retoma o movimento Direto a 18º.Escorpião10’.
Marte, o planeta da estratégia de ação em Sagitário e seu regente, Júpiter Rx em Gêmeos, estão em 'recepção mútua', portanto um no signo do outro, quando se acentuam questões associadas aos dois. Marte em signo de fogo costuma ser apressado, não pede licença, avança em largos passos, às vezes sem cerimônia. Observe em seu mapa astrológico as casas ora ativadas de Gêmeos e Sagitário. Importante movimentação pode estar por ali. Com Júpiter em retrogradação está em pauta a revisão de crenças e ideais.
De outro lado, a Lua atinge a fase Cheia com todo seu esplendor às 16h49m deste 29/10 a 06o.Touro48'. Em Touro, a tenacidade e obstinação, a manifestação terrena dos cinco sentidos físicos; a preservação e a manutenção dos bens materiais; a sensualidade, os prazeres. Em Escorpião, a intensidade emocional, a profundidade das transformações, caminho para a renovação. O Sol conjunto a Saturno em Escorpião quer comemorar toto esse brilho mas talvez ainda tenha obrigações, deveres e responsabilidades também para atender.
A Lua e suas Fases
Lua Crescente: Período para acertar as metas, apertar o ritmo, enfrentar obstáculos. Agir construtivamente para a realização de seus objetivos. Empenhar-se positivamente na resolução de problemas. Aumentar a resistência, manter a calma e a tenacidade. Ir à luta, especialmente nos três últimos dias da Fase Crescente e na entrada da Lua Cheia, conhecidos como Lua Magna. A Fase Crescente favorece aberturas, inícios e divulgação. ============================================ Lua Cheia: fase de culminação, objetividade, excitação e iluminação. A Lua encontra-se no signo oposto ao Sol, um ponto de confrontação e clareza. Fase de estímulo, brilho, irritabilidade, exaltação. Oportuna para festas, comemorações e inaugurações. Pouco indicada para cirurgias. Deve-se procurar a calma e evitar confrontos, discussões e atritos durante a fase Cheia. ============================================ Lua Minguante: A Lua Minguante é uma fase ideal para términos e finalizações. É o período ideal para se despedir do que não tem mais razão de ser nem valor ou utilidade. De abrir espaço para o novo que virá mais à frente. Não é um período para iniciar novos trabalhos nem novas atividades, assinar contratos, sociedades, nem casamentos. O que começa nesta fase pode não durar. É uma fase adequada para conclusões e avaliações. -Para fechar empresas, despedir e terminar contratos com empregados e encerrar atividades. Para livrar-se de pessoas e situações que trazem dificuldades. -Para cirurgias (neste caso é bom verificar o signo transitado pela Lua). - Para tratamentos dentários, especialmente os tres últimos dias, da "Fase Balsâmica'. - Para Cortar os cabelos quando se pretende fortalecer a raíz. =========================================== Lua Nova: é a fase para começos e abertura. Fertilidade pelo casamento - a união do Sol e da Lua -dos princípios masculino e feminino. Ideal para plantar novas idéias e intenções. Os tres primeiros dias da Fase Nova o `Escuro da Lua` são especialmente adequados a preces e mentalização do que se pretende de novo na vida.
Lua Vazia
A volta da Lua em torno da terra é de aproximadamente 28 dias, visitando sequenciamente cada um dos doze signos zodiacais por dos dias ou pouco mais. Assim, a Lua vai fazendo ângulos e aspectos com os planetas. A Lua influencia os instintos, dá o tom emocional do momento em conssonância com o signo por ela ativado e os aspectos feitos.
Diz-se da
"Lua vazia" quando já fez um dado aspecto nos últimos graus de um signo mas ainda não entrou no próximo signo. Neste período deve-se esperar pelo "descanso da Lua" até sua entrada no signo seguinte. Ações durante a "Lua Vazia", que alguns chamam de "Fora de Curso", são menos eficazes e podem não surtir efeito. Mas é um intervalo propício à reflexão e à consideraçao sobre como e o que fazer depois.