![]() |
Fountain of Persephone in Front of Town Hall of Poznan, Poland photo ©Ludovic Maisant |
Os trânsitos de Mercúrio são rápidos mas ativam temas e circunstâncias importantes a serem observados e cuidados com atenção. Passagens e toques de Mercúrio ativando os Nodos Lunares da Lua (Norte em Sagitário e Sul em Gêmeos, atualmente), sinalizam para eventos, encontros e momentos significativos. Movimento e modificações. Virgem, um signo do elemento Terra busca funcionalidade e praticidade, os processos e a utilidade das coisas e do que se faz tem sua primordial atennção.
De outro lado, Marte em Virgem ativa Vênus, a 'Deusa do Amor', no momento conjunta a Plutão em Capricórnio, o signo do tempo, (também do elemento Terra), que sabe de integridade, qualidade, trabalho e busca o sucesso pelo próprio valor. Plutão, o planeta dos extremos, a tempos faz ali seu trabalho que, de início, parece 'comer pelas 'beiradas', mas seu trânsito é lento, profundo, às vezes radical, sempre renovador. Em suas idas e vindas pode tomar o que não mais faz sentido e abrir para renovação e para o nascimento do que é devido.
Onde fica Escorpião e seu regente Plutão, é onde está ou passa no seu mapa astrológico a promessa de transformação. Hades, o deus do inconsciente, do rapto de Perséfone; Plutão, intensidade e extremos nos afetos, no que tem valor para cada um. Mudanças que às vezes explicam uma certa insegurança, mas guardam a possibilidade e o propósito de alterar bases e processos no percursos de vida para um outro florescimento.
Júpiter, o regente do signo de Sagitário, segue em retrogradação pelo signo de Touro até o Natal. Touro é o signo do "Eu tenho", da manifestação dos sentidos físicos, das posses, no mundo terreno. A atual influência de Touro e de Sagitário pode sinalizar para a recuperação, a reapropriação de saberes, idéias, quem sabe, de contatos antigos ou perdidos
Urano, o planeta das mudanças, do futuro, do inesperado, do original e do novo finaliza seu movimento em retrogradação pelo signo de Áries no próximo dia 10 de Dezembro. A 0o.de Áries, no princípio deste impulsivo e corajoso signo dos começos e recomeços. A inspirar e a mostrar soluções e alternativas, um jeito novo e renovador para resolver antigos problemas.
Leia mais sobre Mercúrio neste Blog em http://lourdinhabiagioni.blogspot.com/2011/05/mercurio-voz-do-povo-voz-de-deus.html
Referência: O Mito de Perséfone